ETA de Lever  recebe a visita dos participantes na Conferência da Água ETA de Lever  recebe a visita dos participantes na Conferência da Água

2015-05-13

ETA de Lever recebe a visita dos participantes na Conferência da Água

A Estação de Tratamento de Água de Lever da Águas do Douro e Paiva (AdDP) recebeu, no passado dia 8 de maio, a visita dos participantes envolvidos na conferência "Água para o Desenvolvimento - Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa".

Foram cerca de 40 os conferencistas, entre os quais estavam representantes de empresas e entidades portuguesas e de outros países de língua oficial portuguesa, como Angola e Moçambique, que assistiram às explicações dos técnicos da AdDP que os acompanharam na visita guiada à ETA de Lever.

A ETA de Lever é procurada, frequentemente, para a realização deste tipo de atividades, uma vez que é considerada das melhores estruturas do género na Europa, sendo responsável pelo tratamento de água para cerca de milhão e meio de habitantes, 85% da população abrangida por todo sistema da AdDP. Constitui por isso a mais emblemática estrutura da empresa e emprega os mais sofisticados meios tecnológicos no processo de tratamento, tornando-a capaz de produzir cerca de 400 mil m³ de água, sempre com base no respeito pelas regras ambientais, encontrando-se perfeitamente integrada na paisagem circundante.

Esta conferência resultou de uma iniciativa conjunta da Parceria Portuguesa para a Água (PPA) e a empresa municipal Águas do Porto e decorreu durante os dias 7 e 8 de maio, no Teatro Rivoli.

O encontro pretendeu promover uma troca de experiências e criar oportunidades de cooperação entre os países representados, num ano em que, por imposição dos "Objetivos de Desenvolvimento do Milénio" definidos pela ONU, os Estados terão de definir uma nova geração de objetivos de desenvolvimento sustentável a nível global para os próximos 15 anos.